Av. Wenceslau Escobar, 2359 - Tristeza - POA
CLIQUE AQUI E LIGUE JÁ (51) 3264-9055Senior man with towel suffering from heat stroke outdoors, low angle view
O verão é, sem dúvida, uma das estações mais aguardadas por muitos, especialmente por aqueles que adoram o calor. No entanto, essa estação também é marcada por desafios, principalmente para aqueles que não conseguem se adaptar facilmente às altas temperaturas.
As ondas de calor típicas desta estação podem, por vezes, causar um fenômeno conhecido como estresse térmico. Esse problema ocorre quando o corpo não consegue manter a temperatura corporal média de 36,5°C, resultando em uma sensação constante de fraqueza e desconforto devido ao excesso de calor. Por isso, é fundamental adotar estratégias que possibilitem se refrescar e cuidar da saúde, tornando a estação mais confortável.
Prefira roupas leves e confortáveis, escolher peças feitas de tecidos fluidos e respiráveis pode ser uma solução eficaz para aliviar o calor. Isso porque roupas mais justas tendem a reter o suor, causando desconforto e dificultando a ventilação do corpo, o que pode intensificar a sensação térmica. Investir em modelos mais soltos e que favoreçam a circulação de ar contribui para um maior bem-estar, especialmente nos dias mais quentes.
Alimente-se de forma equilibrada. Uma alimentação saudável, com ênfase em alimentos frescos e leves, pode ajudar a reduzir a sensação de peso no estômago, o que contribui para aliviar a sensação de calor intenso. Evitar refeições pesadas e gordurosas durante os dias quentes auxilia na prevenção da sobrecarga do sistema digestivo, facilitando o processo e promovendo uma sensação de bem-estar. Optar por frutas, vegetais e alimentos de fácil digestão pode ser uma estratégia eficaz para lidar com o calor.
Evite se expor ao sol entre 10h e 16h, durante esse intervalo o sol atinge sua maior intensidade, o que eleva significativamente a radiação ultravioleta (UV). Isso não só aumenta o risco de queimaduras solares, como também pode provocar desconforto térmico, desidratação e exaustão. Além disso, a exposição intensa ao sol nesse período pode sobrecarregar o sistema de termorregulação do corpo, contribuindo para o estresse térmico. Caso não seja possível evitar a exposição solar durante esse período, proteja a pele e o corpo com chapéu, protetor solar e busque uma sombra sempre que possível.
Embora essas dicas ajudem a prevenir o estresse térmico, se você notar qualquer alteração no seu corpo, não hesite em buscar a orientação de um médico para uma avaliação mais precisa.
E não se esqueça, se você precisar de ajuda, a Prontosul está aqui. Entre em contato via WhatsApp: (51) 9 8012-0869 ou ligue: (51) 3264-9055/(51) 3508-4572.
Confira aqui tudo sobre o Clube da Prontosul.
Siga a Prontosul nas redes sociais:
Instagram
LinkedIn
Facebook