Estamos com um surto de Dengue no Rio Grande do Sul, uma vez que foi decretado estado de emergência por conta do avanço da doença.
A dengue é uma doença viral transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, causando sintomas que podem ir de leves a graves, chegando a ser fatal em alguns casos.
Entre os sintomas comuns estão febre alta, dor de cabeça intensa, dor atrás dos olhos, dor muscular, fadiga, náuseas e vômitos, erupções cutâneas, sangramento e dor abdominal.
A melhor forma de evitar a dengue é eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti, que é o mosquito que transmite a doença. Confira algumas dicas para evitar a propagação da doença.
– Elimine a água parada: Verifique sua casa e quintal regularmente para encontrar e eliminar qualquer recipiente que possa conter água parada, como vasos de plantas, pneus, garrafas, calhas, etc. Mantenha as caixas d'água tampadas e limpe-as regularmente. Cubra piscinas e tampe ralos.
– Use repelente: Aplique repelente em todas as áreas expostas da pele quando estiver ao ar livre, especialmente durante o dia, quando os mosquitos são mais ativos.
– Mantenha seu quintal limpo e livre de entulhos: O entulho pode fornecer abrigo para os mosquitos.